Programação C - Comandos de Entrada e Saída



 

Saída de Dados

Utilizaremos a função printf() para a saída de dados de nossos exercícios. O protótipo da função está na biblioteca “stdio.h”, e ela possui uma sintaxe própria podendo ter um ou dois argumentos.

printf(“ [o_que_deve_aparecer_na_tela] “);

printf(“ [o_que_deve_aparecer_na_tela] “, [conteúdo_variavel] );

 

 

 

A seguir os comandos de formato do printf():

Código Formato
%c Caractere simples
%d Inteiro decimal com sinal
%i Inteiro decimal com sinal
%e Notação científica
%f Ponto flutuante decimal
%g Usa %e ou %f, o que for mais curto
%o Octal sem sinal
%s String de caracteres
%u Inteiro decimal sem sinal
%x Hexadecimal sem sinal(letras minúsculas)
%X Hexadecimal sem sinal (letras maiúsculas)
%p Apresenta o ponteiro
%% Escreve o percentual
\n Pula linha
\t Tabulação
\b Retrocesso
\” Imprime s aspas
\\ Imprime uma barra
\f Salta página de formulário

 

Entrada de dados

Para a entrada de dados temos diferentes formas, uma delas é o scanf(). Esta função pode ler todos os tipos de dado do teclado e converter automaticamente ao formato apropriado. Ela é o inverso do printf(). Assim como no printf(), o formato de entrada também é precedido do ‘%’ , e segue a tabela de formatação do printf().

A diferença está no fato que se desejamos armazenar algo em uma variável, informamos o endereço desta variável. Por este motivo as variáveis devem estar com o ‘&’ a sua frente.

 

 

 

Existem outras funções mais simples que também trabalham cm entrada e saída de dados. Acompanhe a tabela a seguir.

Função Formato
getchar() Lê um caractere do teclado e espera o ‘Enter’
getche() Lê um caractere do teclado e apresenta na tela. Não é necessário teclar o ‘Enter’
getch() Lê um caractere do teclado e não apresenta na tela. Não é necessário teclar o ‘Enter’
putchar() Escreve um caractere na tela
gets Lê uma string do teclado
puts Escreve uma string na tela