Programação C - Introdução



Conceitos

 

        A linguagem C é considerada uma linguagem de médio nível, pois combina elementos de linguagem das linguagens de baixo nível como Assembly, e de alto nível como Pascal e Cobol. Outro detalhe, é que C possui apenas 32 palavras reservadas, linguagens de alto nível possuem muito mais.

        C é uma linguagem estruturada, os comandos são executados dentro de uma sequência lógica. Já C++ é orientada a objetos, possuem todos os comandos de C com a dinâmica da orientação à objetos.

        C é uma linguagem que deve ser compilada para rodar, diferente de HTML que é interpretada. A diferença está no fato que linguagens compiladas, são primeiramente analisadas se sua sintaxe está correta para então criar um programa executável. Já linguagens interpretadas, são analisadas em tempo de execução, havendo algum problema com o código, parte do programa pode não funcionar ou parar no meio.

        Outro detalhe é que C possui várias “bibliotecas” de codificação, que fazem com que as diversas função já criadas (como a função para ler do teclado), funcionem corretamente. Estas devem ser incluídas nos programas no início da codificação.


 

Instalação do Visual Studio 2017

        Existem várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de programas em C, umas mais simples, outras mais complexas. A melhor é aquela ferramenta que você melhor se adaptar. Nestes exemplos vou utilizar o Visual Studio Community 2017, que é free. O instalador pode ser baixado no endereço:

https://www.visualstudio.com/pt-br/vs/community/?rr=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2F

 

 

        Clicar em: Baixar o VS Community 2017. Vai iniciar automaticamente o download do instalador. Executar o instalador. No processo de instalação, selecionar o desenvolvedor C++. Demostrarei mais a frente como criar programas em C no módulo C++.

 

 

E aguardar a instalação ....

 

 

E ao final da instalação ...

 

 

Executando o Visual Studio.

 


 

Criando a área de desenvolvimento C no Visual Studio

 

 

 

Criando a área de desenvolvimento C no Visual Studio - versão atualização 08/2017

 

 

 


Sintaxe do C

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

void main()
{

       setlocale(LC_ALL, "Portuguese");  // para problemas de acentuação

       printf("Olá Mundo \n\n");

       system("pause");
}